Loading...
A Federação Internacional de Medicina de Emergência (IFEM) prevê um mundo onde todas as pessoas, em todos os países, tenham acesso a cuidados médicos de emergência de alta qualidade. À medida que a medicina de emergência se desenvolve no mundo, o IFEM foi formado por diversas organizações que representam a medicina de emergência nos seus respectivos países. É assim que hoje a IFEM conta com mais de 65 organizações afiliadas em todo o mundo como associações, sociedades e federações que representam não apenas países, mas regiões do planeta.
Em 2018, surgiram preocupações entre diversas sociedades de medicina de emergência da América Latina em se agruparem formalmente, com o objetivo de promover o desenvolvimento da especialidade na área e gerar sinergia com grupos de outras regiões do mundo para fortalecer esse crescimento, cientes de que o as condições, os recursos, os perfis epidemiológicos e a frequência das patologias diferem entre as diferentes partes do mundo, mas estamos convencidos de que podemos aprender e contribuir para contribuir para o desenvolvimento global da especialidade.
Foi assim que surgiu a Federação Latino-Americana de Medicina de Emergência (FLAME), apresentando-se na cidade de Cancún, Quintana Roo, na cerimônia de encerramento do XXXI congresso internacional de medicina de emergência da Sociedade Mexicana de Medicina de Emergência, inicialmente composta por 12 cientistas sociedades e tendo como missão “Promover a educação, a pesquisa, o desenvolvimento científico e a prática assistencial entre os médicos que praticam medicina de emergência na América Latina”, por meio de objetivos bem definidos e mensuráveis ??para atingir nosso propósito.
Em 19 de junho de 2019, o Dr. Jim Ducharme, na qualidade de presidente da Federação Internacional de Medicina de Emergência, notifica a filiação formal da FLAME como membro ex officio desta organização, a organização mais importante e representativa do mundo .
O logotipo mostra o mapa da América Latina com 12 pontas que representam as 12 sociedades fundadoras da federação, rodeadas por uma cobra que simboliza o cajado de Asclépio, o deus grego da medicina.
Em linha com os objetivos traçados, nos primeiros dois anos de sua formação foram realizadas atividades de relevância internacional, como a criação de guias latino-americanos de reanimação cardiopulmonar, a assinatura de um convênio com a Sociedade Espanhola de Medicina de Emergência (SEMES) , com quem realizou e publicou contribuições científicas em diversas áreas da medicina de emergência, bem como a participação de membros em diversos fóruns científicos ao redor do mundo.
Dois anos em que foram construídas as bases de um projeto ambicioso, que sem dúvida beneficia a medicina de emergência na América Latina e temos consciência de que ainda há um longo caminho a percorrer e muito a trabalhar.
A missão, os objetivos e os ideais da FLAME são construídos dia a dia a partir de onde se pratica a medicina de emergência, é onde a nossa especialidade é concebida, construída e desenvolvida, com cada pessoa comprometida e convencida do impacto que o nosso trabalho tem na morbidade e mortalidade global , FLAME é um canal para o desenvolvimento de especialistas em medicina de emergência através de informações e eventos científicos, FLAME somos todos nós que queremos continuar prestando a cada paciente na área de emergência um atendimento da melhor qualidade possível.